• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO SEXTO ANO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (2.071Mb)
Fecha
2019-11-08
Autor
PEREIRA, ELIZABETE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A abordagem ao trabalho do pedagogo nas escolas públicas brasileiras tem se efetivado na busca por melhorias na questão do processo ensino-aprendizagem; no entanto, está relacionada também à autoafirmação desse profissional no interior das instituições. Esta pesquisa objetiva analisar os desafios e as possibilidades de contribuição do pedagogo para a aprendizagem dos alunos de sextos anos do Ensino Fundamental II por intermédio, principalmente, da implementação de ações que configuram o Projeto de Acompanhamento Pedagógico nas quatro turmas matriculadas no ano de 2019, na EEEFM Ermentina Leal. A bibliografia utilizada corrobora a opinião de vários autores acerca da importância deste profissional tanto para o trabalho dos professores como para uma escola efetivamente democrática. O referencial teórico que suporta esta investigação está ancorado em Franco, Pimenta, Libâneo e Freire, entre outros. Desta forma, discorremos sobre o trabalho do pedagogo no dia a dia do contexto escolar levando em conta mecanismos imprescindíveis para a aprendizagem, como a condução e o apoio ao planejamento dos professores e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, provenientes muitas vezes das peculiaridades que cada ser humano possui para aprender. Também enfocamos a importância da família para o desempenho satisfatório dos alunos. Por meio de uma pesquisa qualitativa ancorada pelo método de Observação Participante, em que a autora é um dos sujeitos da pesquisa, o trabalho proporciona a aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas e subsequentes questões em aberto, aplicadas aos professores de quatro turmas de sextos anos da Escola Ermentina Leal, aos funcionários da instituição, a 20 pais de alunos e a duas pedagogas – sujeitos desta pesquisa. Os resultados mostraram a percepção dos entrevistados acerca do acompanhamento pedagógico realizado e melhorias no desempenho dos estudantes após o referido trabalho. Há também, por fim, a elaboração de um documento intitulado “Cartilha Pedagógica” com o objetivo de subsidiar a prática pedagógica em outras instituições.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/976
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias