REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: O CÉU E O INFERNO DE ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL l
Abstract
O presente trabalho tem como preposição discutir sobre a questão das
representações sociais sobre a matemática. O objetivo principal do trabalho foi discutir
as representações sociais sobre a matemática de alunos das séries iniciais do ensino
fundamental I de uma escola pública de Vila Pavão-ES. O problema de pesquisa foi
enunciado na forma da pergunta: que representações sociais os alunos das séries
iniciais do Ensino Fundamental I possuem sobre a matemática? Em relação a
delimitação teórica recorreu-se a Teoria da Representação Social de Serge Moscovici
(1961). A metodologia utilizada enquadra-se conforme as orientações de Trivinõs
dentro do método qualitativo e, em relação a abordagem a pesquisa enquadra-se
dentro como qualitativa e as técnicas de coletas de dados serão por meio da aplicação
de questionário aos 110 sujeitos da pesquisa, alunos e 55 pais, recorreu-se a ao uso
da Técnica de Associação Livre. E, para análise dos dados foi utilizado a metodologia
qualitativa da análise do conteúdo. Os resultados consistentes revelaram que em
todos os alunos do I Ciclo de aprendizagem, apresentaram representação social
negativa sobre a matemática. Ainda verifica-se que tais representações sociais
negativais mostram-se acentua-se no 4° e no 5° ano. Ainda verifica-se que as
representações sociais negativas sobre a matemática dos alunos pesquisados têm
correlação com a construção sobre a matemática advinda da sua representação
social internalizada sobre a matemática, em seguida por fatores coletivos, com
destaque para os familiares .Constata-se que a matemática entre os alunos
pesquisados representa a disciplina que os alunos internalizaram maior
representação social negativa em relação as demais disciplinas de base nacional
comum curricular./Conclui-se primeiramente neste estudo que o fracasso do aluno
em matemática tem associação com a representação que o mesmo tem e si próprio
sobre essa disciplina em seguida o trabalho assinala que as representações sociais
positivas ou negativas destes alunos das séries iniciais do ensino fundamental I têm
sobre a matemática influenciará em todo o decorrer do seu processo educativo na
educação básica. Sendo emergente para aumentar o rendimento dos alunos nesta
disciplina, a própria escola e os professores compreenderem que os alunos ao
chegarem na sala de aula já possuem suas representações sociais sobre a
matemática, e aulas com alta qualidade corroboram para desconstrução das
representações negativas e construção positiva desta ciência fundamental para
formação integral do aluno.