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dc.contributor.authorDIAS, DEISE
dc.date.accessioned2021-09-16T19:41:38Z
dc.date.available2021-09-16T19:41:38Z
dc.date.issued2019-04-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/973
dc.description.abstractO presente trabalho tem como preposição discutir sobre a questão das representações sociais sobre a matemática. O objetivo principal do trabalho foi discutir as representações sociais sobre a matemática de alunos das séries iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública de Vila Pavão-ES. O problema de pesquisa foi enunciado na forma da pergunta: que representações sociais os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I possuem sobre a matemática? Em relação a delimitação teórica recorreu-se a Teoria da Representação Social de Serge Moscovici (1961). A metodologia utilizada enquadra-se conforme as orientações de Trivinõs dentro do método qualitativo e, em relação a abordagem a pesquisa enquadra-se dentro como qualitativa e as técnicas de coletas de dados serão por meio da aplicação de questionário aos 110 sujeitos da pesquisa, alunos e 55 pais, recorreu-se a ao uso da Técnica de Associação Livre. E, para análise dos dados foi utilizado a metodologia qualitativa da análise do conteúdo. Os resultados consistentes revelaram que em todos os alunos do I Ciclo de aprendizagem, apresentaram representação social negativa sobre a matemática. Ainda verifica-se que tais representações sociais negativais mostram-se acentua-se no 4° e no 5° ano. Ainda verifica-se que as representações sociais negativas sobre a matemática dos alunos pesquisados têm correlação com a construção sobre a matemática advinda da sua representação social internalizada sobre a matemática, em seguida por fatores coletivos, com destaque para os familiares .Constata-se que a matemática entre os alunos pesquisados representa a disciplina que os alunos internalizaram maior representação social negativa em relação as demais disciplinas de base nacional comum curricular./Conclui-se primeiramente neste estudo que o fracasso do aluno em matemática tem associação com a representação que o mesmo tem e si próprio sobre essa disciplina em seguida o trabalho assinala que as representações sociais positivas ou negativas destes alunos das séries iniciais do ensino fundamental I têm sobre a matemática influenciará em todo o decorrer do seu processo educativo na educação básica. Sendo emergente para aumentar o rendimento dos alunos nesta disciplina, a própria escola e os professores compreenderem que os alunos ao chegarem na sala de aula já possuem suas representações sociais sobre a matemática, e aulas com alta qualidade corroboram para desconstrução das representações negativas e construção positiva desta ciência fundamental para formação integral do aluno.pt_BR
dc.subjectMatemática. Representação Social. Alunos. Séries Iniciaispt_BR
dc.titleREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: O CÉU E O INFERNO DE ESTUDANTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL lpt_BR


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