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ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO

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Dissertação de Mestrado (6.196Mb)
Fecha
2018-12-14
Autor
ROCH, JAQUELINI
Metadatos
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Resumen
O presente estudo tem-se como objetivo geral, discutir o processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional Coelho Sabido. Para o alcance do objetivo proposto, necessitou-se de delineamentos mais específicos, a fim de verificar as habilidades necessárias ao processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir da análise da aplicação dos ambientes do Jogo, verificando a relação entre o lúdico e o processo de alfabetização destes sujeitos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo. Como fontes de evidências foram utilizadas a observação livre e os registros em arquivos em Diário de Bordo. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por assumir como aporte os pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação. Com a pesquisa, pode-se constatar que foi possível proporcionar maior interação do aluno com os novos conhecimentos, uma vez que as atividades realizadas possibilitaram no desenvolvimento da aprendizagem em diversas situações, como: trabalhar a memória, formar pares de números, letras, formas geométricas, palavras e cores, desenvolver conceitos matemáticos sobre número e quantidade, seguir os comandos áudio visuais; trabalhar a lateralidade; seguir orientação a partir de letras e números, além de desenvolver raciocínio lógico. Para tanto, a mediação do professor em todo o processo de interação do aluno com o jogo foi de fundamental importância.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/889
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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