Show simple item record

dc.contributor.authorROCH, JAQUELINI
dc.date.accessioned2021-09-01T17:54:32Z
dc.date.available2021-09-01T17:54:32Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/889
dc.description.abstractO presente estudo tem-se como objetivo geral, discutir o processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional Coelho Sabido. Para o alcance do objetivo proposto, necessitou-se de delineamentos mais específicos, a fim de verificar as habilidades necessárias ao processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir da análise da aplicação dos ambientes do Jogo, verificando a relação entre o lúdico e o processo de alfabetização destes sujeitos. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo. Como fontes de evidências foram utilizadas a observação livre e os registros em arquivos em Diário de Bordo. Em relação ao desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por assumir como aporte os pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação. Com a pesquisa, pode-se constatar que foi possível proporcionar maior interação do aluno com os novos conhecimentos, uma vez que as atividades realizadas possibilitaram no desenvolvimento da aprendizagem em diversas situações, como: trabalhar a memória, formar pares de números, letras, formas geométricas, palavras e cores, desenvolver conceitos matemáticos sobre número e quantidade, seguir os comandos áudio visuais; trabalhar a lateralidade; seguir orientação a partir de letras e números, além de desenvolver raciocínio lógico. Para tanto, a mediação do professor em todo o processo de interação do aluno com o jogo foi de fundamental importância.pt_BR
dc.subjectAlfabetização. Deficiência intelectual. Software educacional. Atendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCATIVOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record