ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO USO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO
Abstract
O presente estudo tem-se como objetivo geral, discutir o processo de alfabetização
de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional
Coelho Sabido. Para o alcance do objetivo proposto, necessitou-se de
delineamentos mais específicos, a fim de verificar as habilidades necessárias ao
processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir da análise
da aplicação dos ambientes do Jogo, verificando a relação entre o lúdico e o
processo de alfabetização destes sujeitos. A pesquisa caracteriza-se como um
estudo de caso, de caráter qualitativo. Como fontes de evidências foram utilizadas a
observação livre e os registros em arquivos em Diário de Bordo. Em relação ao
desenvolvimento dessa pesquisa, optou-se por assumir como aporte os
pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como
entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação
das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação.
Com a pesquisa, pode-se constatar que foi possível proporcionar maior interação do
aluno com os novos conhecimentos, uma vez que as atividades realizadas
possibilitaram no desenvolvimento da aprendizagem em diversas situações, como:
trabalhar a memória, formar pares de números, letras, formas geométricas, palavras
e cores, desenvolver conceitos matemáticos sobre número e quantidade, seguir os
comandos áudio visuais; trabalhar a lateralidade; seguir orientação a partir de letras
e números, além de desenvolver raciocínio lógico. Para tanto, a mediação do
professor em todo o processo de interação do aluno com o jogo foi de fundamental
importância.