PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização
desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma
escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados pelos
atuais programas adotados: o PAES (Programa de Alfabetização do Espírito Santo)
e PMALFA (Programa Mais Alfabetização). Esta pesquisa se fundamenta em
autores como Gontijo, Geraldi, Cagliari, Bakthin, Gumpertz, Vygotsky, Soares, entre
tantos outros que norteiam, embasam e contribuem para a explanação do assunto
pesquisado. A metodologia é de caráter qualitativo e o método utilizado foi um
estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º. ano de Ensino
Fundamental de uma escola municipal de São Mateus, por meio de observações em
lócus; entrevistas com sujeitos participantes deste trabalho; e análise das fichas
descritivas de avaliação da turma, a fim de diagnosticar a aprendizagem das
habilidades que lhe são ofertadas ao longo do período estudado. Notam-se que as
práticas povoam, de certa forma, a alfabetização como codificação e decodificação,
deixando, assim, de considerar esse processo como prática sociocultural e
contribuindo para a construção do sujeito engessado nos moldes da escrita e da
leitura, pois as atividades desenvolvidas por estes permeiam essa prática. Conclui se que os programas alfabetizadores influenciam indiretamente nas práticas
realizadas em sala de aula, pois se percebe que a professora é responsiva e está
sendo afetada. Percebe-se, ainda, que as práticas mecânicas arraigadas é herança
herdada há séculos e permeiam, ainda, o âmbito alfabetizador e, embora haja
interesse do professor em utilizar novas práticas, as imposições trazidas pelo atual
sistema impedem essa conduta.