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PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

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Dissertação de Mestrado (1.119Mb)
Data
2019-02-23
Autor
MARCELINO, ALESSANDRA
Metadata
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Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados pelos atuais programas adotados: o PAES (Programa de Alfabetização do Espírito Santo) e PMALFA (Programa Mais Alfabetização). Esta pesquisa se fundamenta em autores como Gontijo, Geraldi, Cagliari, Bakthin, Gumpertz, Vygotsky, Soares, entre tantos outros que norteiam, embasam e contribuem para a explanação do assunto pesquisado. A metodologia é de caráter qualitativo e o método utilizado foi um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º. ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Mateus, por meio de observações em lócus; entrevistas com sujeitos participantes deste trabalho; e análise das fichas descritivas de avaliação da turma, a fim de diagnosticar a aprendizagem das habilidades que lhe são ofertadas ao longo do período estudado. Notam-se que as práticas povoam, de certa forma, a alfabetização como codificação e decodificação, deixando, assim, de considerar esse processo como prática sociocultural e contribuindo para a construção do sujeito engessado nos moldes da escrita e da leitura, pois as atividades desenvolvidas por estes permeiam essa prática. Conclui se que os programas alfabetizadores influenciam indiretamente nas práticas realizadas em sala de aula, pois se percebe que a professora é responsiva e está sendo afetada. Percebe-se, ainda, que as práticas mecânicas arraigadas é herança herdada há séculos e permeiam, ainda, o âmbito alfabetizador e, embora haja interesse do professor em utilizar novas práticas, as imposições trazidas pelo atual sistema impedem essa conduta.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/876
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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