Show simple item record

dc.contributor.authorMARCELINO, ALESSANDRA
dc.date.accessioned2021-09-01T14:05:59Z
dc.date.available2021-09-01T14:05:59Z
dc.date.issued2019-02-23
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/876
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados pelos atuais programas adotados: o PAES (Programa de Alfabetização do Espírito Santo) e PMALFA (Programa Mais Alfabetização). Esta pesquisa se fundamenta em autores como Gontijo, Geraldi, Cagliari, Bakthin, Gumpertz, Vygotsky, Soares, entre tantos outros que norteiam, embasam e contribuem para a explanação do assunto pesquisado. A metodologia é de caráter qualitativo e o método utilizado foi um estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º. ano de Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Mateus, por meio de observações em lócus; entrevistas com sujeitos participantes deste trabalho; e análise das fichas descritivas de avaliação da turma, a fim de diagnosticar a aprendizagem das habilidades que lhe são ofertadas ao longo do período estudado. Notam-se que as práticas povoam, de certa forma, a alfabetização como codificação e decodificação, deixando, assim, de considerar esse processo como prática sociocultural e contribuindo para a construção do sujeito engessado nos moldes da escrita e da leitura, pois as atividades desenvolvidas por estes permeiam essa prática. Conclui se que os programas alfabetizadores influenciam indiretamente nas práticas realizadas em sala de aula, pois se percebe que a professora é responsiva e está sendo afetada. Percebe-se, ainda, que as práticas mecânicas arraigadas é herança herdada há séculos e permeiam, ainda, o âmbito alfabetizador e, embora haja interesse do professor em utilizar novas práticas, as imposições trazidas pelo atual sistema impedem essa conduta.pt_BR
dc.subjectAlfabetização, linguagem, práticas, PNAIC, Instituto Ayrton Sena.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record