SUJEITOS E CENÁRIOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO: O CASO DA REDE MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA - ES
Resumo
A Educação Física escolar é uma ciência detentora de um extenso e diversos ramo
da pesquisa cientifica, possuindo teóricos e um vasto conhecimento já produzido e
reconhecido pela academia. Através dos trabalhos realizados pelos profissionais da
área de Educação Física, é possível de forma mais abrangente somar o
conhecimento teórico com a prática, sendo visível a materialização de resultados em
uma proporção satisfatória e benéfica para todos estudantes no âmbito escolar.
Dentre estes benefícios pode-se identificar o desenvolvimento de competências,
produção de conhecimento, aprimoramento de habilidades, dentre outros. Partindo
desta premissa o problema desta pesquisa parte do seguinte questionamento: Qual
relevância é atribuída a pratica do treinamento esportivo na concepção dos
professores de Educação Física e diretores das escolas municipal de Boa
Esperança ES? Desta forma o objetivo geral deste trabalho foi de identificar as
concepções dos professores de Educação Física e diretores das escolas municipal
de Boa Esperança ES no que tange a prática do treinamento esportivo em suas
respectivas escolas. Esse objetivo geral foi alcançado através da aplicação de
questionários direcionados aos diretores e professores de Educação Física das
municipal de Boa Esperança ES. Os dados adquiridos com a pesquisa foram
interpretados, ilustrados através de gráficos e organizados, possibilitando a
construção deste trabalho. Através desta pesquisa foi constatado que professores e
diretores acabam tendo pensamentos quase que na mesma filosofia, professores
que alegam não ter ajuda financeira ou materialização, gestores que acreditam que
mesmo sendo pouco há algumas valorizações, qualificação e materialização
esportiva no âmbito escolar.