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dc.contributor.authorPIRES, FLÁVIO
dc.date.accessioned2021-08-27T20:50:13Z
dc.date.available2021-08-27T20:50:13Z
dc.date.issued2016-12-08
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/805
dc.description.abstractA inquietação causada pela não existência, até o ano de 2016, da disciplina de Educação Física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus – ES motivou a realização desta pesquisa que busca propor a inclusão da disciplina nos Centros de Educação Infantis Municipais na cidade, apresentando suas contribuições para o processo educativo. Para isso, se investigou a organização da educação infantil pública no município, analisou as potencialidades da educação infantil a partir da inclusão de aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica sob o olhar dos gestores públicos e professores, e construiu uma proposta pedagógica que possa ser referencial para a inclusão da disciplina em creches e pré-escolas, revelando as possibilidades da disciplina na educação infantil. Através do diálogo estabelecido entre vários autores acerca da Educação Física, da educação infantil e da Educação Física na educação infantil redigiu-se um trabalho em que é feita a análise da disciplina com apontamentos ao trabalho pedagógico e aos aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social das crianças. Os argumentos levaram em conta o fato de que o profissional de Educação Física possui em sua formação o aprendizado de conceitos, conteúdos e práticas que não são comuns aos outros profissionais da educação infantil. Realizou-se um resgate histórico acerca do surgimento, do desenvolvimento e da evolução da educação infantil no Brasil, estabelecendo alguns paralelos com o ocorrido em outros países, identificando similaridades, diferenças e influencias existentes. Também se discutiu sobre a disciplinarização ou não na educação infantil, buscando desconstruir paradigmas existentes sobre uma possível fragmentação do ensino. Como lócus da pesquisa selecionou-se os três tipos de instituições educacionais públicas municipais, que representam as peculiaridades encontradas na educação infantil municipal, e com aplicação de questionários e entrevistas em dez escolas compreendeu-se como é vislumbrada a possibilidade de inclusão das aulas de Educação Física Infantil por professoras com formação em pedagogia, pais de alunos e gestores municipais. Assim, com o levantamento de dados e com o reconhecimento das características gerais e das peculiaridades que a rede municipal de ensino apresenta no que tange a primeira etapa da educação básica, foi possível construir uma proposta pedagógica para uma Educação Física Infantil que atenda a educação infantil da rede municipal como um todo.pt_BR
dc.subjectEducação Física; Educação Infantil; Educação Física Infantil.pt_BR
dc.titlePROPOSIÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ESpt_BR


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