PROPOSIÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES
Resumen
A inquietação causada pela não existência, até o ano de 2016, da disciplina de
Educação Física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus – ES
motivou a realização desta pesquisa que busca propor a inclusão da disciplina nos
Centros de Educação Infantis Municipais na cidade, apresentando suas contribuições
para o processo educativo. Para isso, se investigou a organização da educação infantil
pública no município, analisou as potencialidades da educação infantil a partir da
inclusão de aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica sob o olhar
dos gestores públicos e professores, e construiu uma proposta pedagógica que possa
ser referencial para a inclusão da disciplina em creches e pré-escolas, revelando as
possibilidades da disciplina na educação infantil. Através do diálogo estabelecido
entre vários autores acerca da Educação Física, da educação infantil e da Educação
Física na educação infantil redigiu-se um trabalho em que é feita a análise da disciplina
com apontamentos ao trabalho pedagógico e aos aspectos do desenvolvimento
motor, cognitivo, afetivo e social das crianças. Os argumentos levaram em conta o
fato de que o profissional de Educação Física possui em sua formação o aprendizado
de conceitos, conteúdos e práticas que não são comuns aos outros profissionais da
educação infantil. Realizou-se um resgate histórico acerca do surgimento, do
desenvolvimento e da evolução da educação infantil no Brasil, estabelecendo alguns
paralelos com o ocorrido em outros países, identificando similaridades, diferenças e
influencias existentes. Também se discutiu sobre a disciplinarização ou não na
educação infantil, buscando desconstruir paradigmas existentes sobre uma possível
fragmentação do ensino. Como lócus da pesquisa selecionou-se os três tipos de
instituições educacionais públicas municipais, que representam as peculiaridades
encontradas na educação infantil municipal, e com aplicação de questionários e
entrevistas em dez escolas compreendeu-se como é vislumbrada a possibilidade de
inclusão das aulas de Educação Física Infantil por professoras com formação em
pedagogia, pais de alunos e gestores municipais. Assim, com o levantamento de
dados e com o reconhecimento das características gerais e das peculiaridades que a
rede municipal de ensino apresenta no que tange a primeira etapa da educação
básica, foi possível construir uma proposta pedagógica para uma Educação Física
Infantil que atenda a educação infantil da rede municipal como um todo.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
LUCINDO, Ariany (2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
A RELEVÂNCIA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS - ES
Moraes, Elizabeth Jesus De Queiroz (2018-12-01)O fato da Educação Física ter recentemente passado a fazer parte da base curricular da Educação Infantil do município de São Mateus, despertou-me o desejo e interesse em conhecer o impacto que esta mudança causou na ... -
MÉTODOS PARA DESENVOLVER O EQUILÍBRIO DAS CRIANÇAS COM IDADE DE 05 A 06 ANOS, ATRAVÉS DO SLACKLINE.
Santos, Brenda De Almeida; Gaia, Helder Araujo; De Oliveira, Rithielly De Bessa (2016-12-01)As atividades físicas vivenciadas na infância e na adolescência se caracterizam como importantes colaboradores no desenvolvimento de atitudes e hábitos que podem auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo fisicamente ...