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dc.contributor.authorAZEREDO, FELIPE
dc.date.accessioned2021-08-27T20:31:48Z
dc.date.available2021-08-27T20:31:48Z
dc.date.issued2016-02-20
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/802
dc.description.abstractO ambiente de escola é um ambiente fascinante, que deve ser analisado como um todo, para que assim os educandos entendam o que está sendo ensinado. A preocupação em abordar a necessidade da leitura para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, se deu devido a algumas observações feitas por educadores, tanto no ensino técnico quanto no ensino superior da Faculdade em Linhares, onde notou-se que muitos dos educandos ainda não têm consciência da importância do ato e prática da leitura. Este trabalho procurou buscar, através de investigação, os fatores que interferem na aprendizagem e no gosto pela leitura. A metodologia utilizada propicia ao educando compreensão da necessidade de ler para obter informação que resultará em sua formação de cidadão. Este trabalho procurou centralizar a reflexão sobre o ato de ler concretamente na sala de aula. De posse de alguns princípios voltados à emissão de comportamentos, pode-se analisar e atingir resultados satisfatórios frente ao hábito de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequência do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevância do elemento comportamental no processo de ensino-aprendizagem de leitura, este estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa-ação realizada com 54 educandos do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e 08 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Efigênia Sizenando”. A partir da revisão bibliográfica levantou-se o conceito de leitura e letramento, bem como a importância da mesma para a construção do conhecimento e da conscientização do cidadão. A pesquisa é baseada em análise comparativa de artigos científicos embasados na proposta de letramento e nas práticas de leitura. Percebe-se que para que os educadores tenham um maior relacionamento com os educandos, a escola deverá criar estratégias para que metodologia pedagógica seja aplicada no processo ensino-aprendizagem da leitura de forma a dar resultados. A partir desse estudo, propõe-se a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e escrita, desde que tenha objetividade nas atividades desenvolvidas.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem. Ensino da leitura e escrita. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.titleO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


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