dc.description.abstract | O ambiente de escola é um ambiente fascinante, que deve ser analisado como um
todo, para que assim os educandos entendam o que está sendo ensinado. A
preocupação em abordar a necessidade da leitura para o desenvolvimento do
processo ensino-aprendizagem, se deu devido a algumas observações feitas por
educadores, tanto no ensino técnico quanto no ensino superior da Faculdade em
Linhares, onde notou-se que muitos dos educandos ainda não têm consciência da
importância do ato e prática da leitura. Este trabalho procurou buscar, através de
investigação, os fatores que interferem na aprendizagem e no gosto pela leitura. A
metodologia utilizada propicia ao educando compreensão da necessidade de ler
para obter informação que resultará em sua formação de cidadão. Este trabalho
procurou centralizar a reflexão sobre o ato de ler concretamente na sala de aula. De
posse de alguns princípios voltados à emissão de comportamentos, pode-se analisar
e atingir resultados satisfatórios frente ao hábito de leitura, compreendido, neste
trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequência
do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevância do elemento comportamental
no processo de ensino-aprendizagem de leitura, este estudo desenvolveu-se a partir
de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa-ação realizada com 54
educandos do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e 08 professores da
Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Efigênia Sizenando”. A partir
da revisão bibliográfica levantou-se o conceito de leitura e letramento, bem como a
importância da mesma para a construção do conhecimento e da conscientização do
cidadão. A pesquisa é baseada em análise comparativa de artigos científicos
embasados na proposta de letramento e nas práticas de leitura. Percebe-se que
para que os educadores tenham um maior relacionamento com os educandos, a
escola deverá criar estratégias para que metodologia pedagógica seja aplicada no
processo ensino-aprendizagem da leitura de forma a dar resultados. A partir desse
estudo, propõe-se a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e
escrita, desde que tenha objetividade nas atividades desenvolvidas. | pt_BR |