• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (601.3Kb)
Data
2016-02-20
Autor
AZEREDO, FELIPE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ambiente de escola é um ambiente fascinante, que deve ser analisado como um todo, para que assim os educandos entendam o que está sendo ensinado. A preocupação em abordar a necessidade da leitura para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, se deu devido a algumas observações feitas por educadores, tanto no ensino técnico quanto no ensino superior da Faculdade em Linhares, onde notou-se que muitos dos educandos ainda não têm consciência da importância do ato e prática da leitura. Este trabalho procurou buscar, através de investigação, os fatores que interferem na aprendizagem e no gosto pela leitura. A metodologia utilizada propicia ao educando compreensão da necessidade de ler para obter informação que resultará em sua formação de cidadão. Este trabalho procurou centralizar a reflexão sobre o ato de ler concretamente na sala de aula. De posse de alguns princípios voltados à emissão de comportamentos, pode-se analisar e atingir resultados satisfatórios frente ao hábito de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequência do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevância do elemento comportamental no processo de ensino-aprendizagem de leitura, este estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa-ação realizada com 54 educandos do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e 08 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Efigênia Sizenando”. A partir da revisão bibliográfica levantou-se o conceito de leitura e letramento, bem como a importância da mesma para a construção do conhecimento e da conscientização do cidadão. A pesquisa é baseada em análise comparativa de artigos científicos embasados na proposta de letramento e nas práticas de leitura. Percebe-se que para que os educadores tenham um maior relacionamento com os educandos, a escola deverá criar estratégias para que metodologia pedagógica seja aplicada no processo ensino-aprendizagem da leitura de forma a dar resultados. A partir desse estudo, propõe-se a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e escrita, desde que tenha objetividade nas atividades desenvolvidas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/802
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Thumbnail

    ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES 

    SANTOS, RITA DE CÁSSIA (2020-02-27)
    Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES, com grande rotatividade de professores durante cada ano ...
  • Thumbnail

    CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 

    VIEIRA, CLÁUDIA MARA (2020-11-25)
    O desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação ...
  • Thumbnail

    O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE PRESIDENTE KENNEDY-ES 

    BAPTISTA, IVANETE (2020-02-28)
    Esta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar ...

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião