Mostrar el registro sencillo del ítem
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | AZEREDO, FELIPE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T20:31:48Z | |
dc.date.available | 2021-08-27T20:31:48Z | |
dc.date.issued | 2016-02-20 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/802 | |
dc.description.abstract | O ambiente de escola é um ambiente fascinante, que deve ser analisado como um todo, para que assim os educandos entendam o que está sendo ensinado. A preocupação em abordar a necessidade da leitura para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, se deu devido a algumas observações feitas por educadores, tanto no ensino técnico quanto no ensino superior da Faculdade em Linhares, onde notou-se que muitos dos educandos ainda não têm consciência da importância do ato e prática da leitura. Este trabalho procurou buscar, através de investigação, os fatores que interferem na aprendizagem e no gosto pela leitura. A metodologia utilizada propicia ao educando compreensão da necessidade de ler para obter informação que resultará em sua formação de cidadão. Este trabalho procurou centralizar a reflexão sobre o ato de ler concretamente na sala de aula. De posse de alguns princípios voltados à emissão de comportamentos, pode-se analisar e atingir resultados satisfatórios frente ao hábito de leitura, compreendido, neste trabalho, como o gosto pela leitura e, consequentemente, o aumento da frequência do ato de ler. Para apresentar e justificar a relevância do elemento comportamental no processo de ensino-aprendizagem de leitura, este estudo desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa-ação realizada com 54 educandos do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais e 08 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Efigênia Sizenando”. A partir da revisão bibliográfica levantou-se o conceito de leitura e letramento, bem como a importância da mesma para a construção do conhecimento e da conscientização do cidadão. A pesquisa é baseada em análise comparativa de artigos científicos embasados na proposta de letramento e nas práticas de leitura. Percebe-se que para que os educadores tenham um maior relacionamento com os educandos, a escola deverá criar estratégias para que metodologia pedagógica seja aplicada no processo ensino-aprendizagem da leitura de forma a dar resultados. A partir desse estudo, propõe-se a possibilidade de estabelecer relações entre o ensino da leitura e escrita, desde que tenha objetividade nas atividades desenvolvidas. | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem. Ensino da leitura e escrita. Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.title | O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |