Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSANTOS, DANIEL
dc.date.accessioned2021-08-27T19:51:52Z
dc.date.available2021-08-27T19:51:52Z
dc.date.issued2016-02-19
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/794
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano para a Educação Empreendedora dos educandos, no município de Teixeira de Freitas-BA. A problematização está voltada para compreender de que forma práticas pedagógicas, presentes no Programa, contribuem para educação empreendedora de educandos, frente às novas exigências sociais. Em sua proposta curricular, o Projovem Urbano atende estudantes com idades entre dezoito e vinte e nove anos e, tem finalidades específicas de praticar a formação integral, adotando mecanismos para promover: a reinserção dos estudantes no processo de escolarização, a identificação de oportunidades de trabalho, a capacitação para a vida profissional, a participação dos jovens em ações coletivas, a inclusão digital e a ampliação do acesso à cultura. Para isso, integra as dimensões curriculares de Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, durante os dezoito meses de curso. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório e de natureza qualitativa, que foi desenvolvida através do método de estudo de caso, permitindo a valorização das percepções dos docentes e discentes, as observações das aulas e, também, as análises do manual do educador e do guia de estudo do curso. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa, a análise documental, a entrevista semiestruturada, a observação e o grupo focal. Como resultados, a partir das análises das informações, foi possível identificar que as práticas pedagógicas do Projovem Urbano, em Teixeira de Freitas-BA, têm contribuído para a educação empreendedora de alunos, de forma que, por meio do currículo integrado, vivenciam-se experiências de ensino e aprendizagem centradas na formação humana e profissional, a partir de métodos, técnicas e posturas docentes, que estimulam o despertar de atitudes e comportamentos empreendedores dos envolvidos, com vistas à transformação social.pt_BR
dc.subjectEducação Empreendedora. Práticas Pedagógicas. Educação de Jovens e Adultos. ProJovem Urbano.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO PROJOVEM URBANO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEIXEIRA DE FREITAS-BApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem