EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO PROJOVEM URBANO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das práticas
pedagógicas desenvolvidas no Programa Nacional de Inclusão de Jovens –
Projovem Urbano para a Educação Empreendedora dos educandos, no município de
Teixeira de Freitas-BA. A problematização está voltada para compreender de que
forma práticas pedagógicas, presentes no Programa, contribuem para educação
empreendedora de educandos, frente às novas exigências sociais. Em sua proposta
curricular, o Projovem Urbano atende estudantes com idades entre dezoito e vinte e
nove anos e, tem finalidades específicas de praticar a formação integral, adotando
mecanismos para promover: a reinserção dos estudantes no processo de
escolarização, a identificação de oportunidades de trabalho, a capacitação para a
vida profissional, a participação dos jovens em ações coletivas, a inclusão digital e a
ampliação do acesso à cultura. Para isso, integra as dimensões curriculares de
Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, durante os
dezoito meses de curso. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório e de
natureza qualitativa, que foi desenvolvida através do método de estudo de caso,
permitindo a valorização das percepções dos docentes e discentes, as observações
das aulas e, também, as análises do manual do educador e do guia de estudo do
curso. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa, a análise documental,
a entrevista semiestruturada, a observação e o grupo focal. Como resultados, a
partir das análises das informações, foi possível identificar que as práticas
pedagógicas do Projovem Urbano, em Teixeira de Freitas-BA, têm contribuído para
a educação empreendedora de alunos, de forma que, por meio do currículo
integrado, vivenciam-se experiências de ensino e aprendizagem centradas na
formação humana e profissional, a partir de métodos, técnicas e posturas docentes,
que estimulam o despertar de atitudes e comportamentos empreendedores dos
envolvidos, com vistas à transformação social.