• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO PROJOVEM URBANO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEIXEIRA DE FREITAS-BA

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (2.553Mb)
Fecha
2016-02-19
Autor
SANTOS, DANIEL
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições das práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano para a Educação Empreendedora dos educandos, no município de Teixeira de Freitas-BA. A problematização está voltada para compreender de que forma práticas pedagógicas, presentes no Programa, contribuem para educação empreendedora de educandos, frente às novas exigências sociais. Em sua proposta curricular, o Projovem Urbano atende estudantes com idades entre dezoito e vinte e nove anos e, tem finalidades específicas de praticar a formação integral, adotando mecanismos para promover: a reinserção dos estudantes no processo de escolarização, a identificação de oportunidades de trabalho, a capacitação para a vida profissional, a participação dos jovens em ações coletivas, a inclusão digital e a ampliação do acesso à cultura. Para isso, integra as dimensões curriculares de Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, durante os dezoito meses de curso. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório e de natureza qualitativa, que foi desenvolvida através do método de estudo de caso, permitindo a valorização das percepções dos docentes e discentes, as observações das aulas e, também, as análises do manual do educador e do guia de estudo do curso. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de pesquisa, a análise documental, a entrevista semiestruturada, a observação e o grupo focal. Como resultados, a partir das análises das informações, foi possível identificar que as práticas pedagógicas do Projovem Urbano, em Teixeira de Freitas-BA, têm contribuído para a educação empreendedora de alunos, de forma que, por meio do currículo integrado, vivenciam-se experiências de ensino e aprendizagem centradas na formação humana e profissional, a partir de métodos, técnicas e posturas docentes, que estimulam o despertar de atitudes e comportamentos empreendedores dos envolvidos, com vistas à transformação social.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/794
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias