O processo de ensino da Língua Inglesa na EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz em Aracruz - ES e as expectativas dos alunos face ao desenvolvimento local
Abstract
A presente dissertação teve como objetivo geral pesquisar o processo de ensino da
Língua Inglesa na EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz em Aracruz e as
expectativas dos alunos face ao desenvolvimento local. A metodologia utilizada foi
um levantamento bibliográfico, um estudo de caso e a pesquisa-ação. Para tanto,
foram disponibilizados questionários aos alunos e professores da escola citada
anteriormente, onde os mesmos puderam responder sobre a importância de estudar
a Língua Inglesa. Também foi feita uma pesquisa com ex-alunos da referida escola
que estão atualmente inseridos no mercado de trabalho local. A partir dos dados
coletados, foi feita a análise dos mesmos, em que foi possível observar que o Inglês
é fundamental nos dias atuais, e que devido ao crescimento do Município de
Aracruz, o domínio da Língua Inglesa é importante face às exigências do mercado
de trabalho local. Observou-se que a carga horária da disciplina nas escolas
públicas estaduais ainda é insuficiente para um bom aprendizado e que há vários
recursos de ensino que podem ser utilizados nas escolas para que a aulas sejam
mais dinâmicas. Foi possível verificar, também, que todos os ex-alunos
entrevistados utilizam de alguma forma o Inglês, e que o domínio do mesmo os
ajudou a assegurar o emprego. Dada a importância da Língua Inglesa, a maioria dos
alunos tem grandes expectativas ao concluírem o Ensino Médio, ou seja, pretendem
continuar estudando o idioma para terem mais oportunidade no mercado de
trabalho.