dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo geral examinar textos dissertativo argumentativos, produzidos por alunos em uma escola da rede particular
localizada no município de São Mateus-ES. Apesar da preocupação com
desenvolvimento educacional, ainda há lacunas a serem preenchidas, verifica se que o aluno hoje apresenta muita dificuldade de produção de um texto e o
uso inadequado dos conectores interfrásticos tem sido um dos problemas. A
partir da vivência como pesquisadora em sala de aula, constatou- se que os
discentes do Ensino Médio apresentam grandes dificuldades de expressão
oral, escrita e interpretação de conceitos. Dessa forma, a necessidade de
promover um trabalho pedagógico que venha suprir essa deficiência. Nesse
sentido, a presente investigação focalizou o emprego dos conectores
interfrásticos utilizados pelos aprendizes, visto que a coerência do texto se
associa também ao uso desses elementos. A metodologia utilizada foi
Pesquisa – ação, tendo como referências de autores Thiollent (2005) e Barbier
(2004). O corpus desta pesquisa é composto de textos dissertativo argumentativos, produzidos por 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio. O
diagnóstico foi constituído através dos textos produzidos pelos alunos durante
o ano letivo 2013. Para a análise dos dados deste estudo qualitativo, buscamos
apoio, basicamente, nos teóricos: Savioli e Fiorin (1991), Antunes (2005),
Geraldi (1985), Koch (2002), Ferreiro (2001), Bechara (1984), além de
contribuições mais recentes que têm enriquecido as noções de coesão e de
coerência. Assim, as produções são analisadas em relação à coerência por
meio das noções de contexto cultural e contexto situacional e, em relação à
coesão, pela manutenção dos participantes, da seleção lexical e do uso das
conjunções. Conclui- se que os resultados da análise dos textos apontam para
a reflexão de que o conhecimento linguístico e certo domínio das várias formas
de composição são habilidades que precisam ser ensinadas e sistematizadas
na escola, pela intervenção do professor, pois não são adquiridas
espontaneamente pelos discentes. | pt_BR |