Mostrar el registro sencillo del ítem
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES
dc.contributor.author | LAURENT, LUANA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T14:53:19Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T14:53:19Z | |
dc.date.issued | 2020-04-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/686 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do processo de formação continuada de professores no contexto escolar para lidar com alunos com necessidades especiais em sala de aula. Entendemos que o sucesso dos programas de inclusão se deve à ação pedagógica e depende principalmente das atitudes dos professores em relação à educação inclusiva, pois incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio que, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. O docente precisa fazer valer o direito da criança e do adolescente com necessidades especiais e buscar alternativas para incluí-los na vida escolar e social. Daí a importância de se disponibilizar para esse profissional a formação específica para que possa atuar com mais segurança. Como objeto de pesquisa de limitamos o estudo de caso no município de Linhares/ES tendo como público-alvo os professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da rede pública municipal. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como exploratória de abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisados os dados e as respostas dos questionários aplicados e das entrevistas concedidas. O resultado da pesquisa mostra que é preciso intensificar a qualificação dos professores para norteá-los ao uso de programas e metodologias de aprendizagem e interação em sala de aula para criação de um ambiente educacional harmônico e eficaz para todos os alunos, dentro das metas esperadas pelo processo de inclusão. Como Produto Final, apresentamos uma Cartilha digital e/ou impressa destinada aos professores, contendo informações e sugestões de atividades para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais do município de Linhares/ES. | pt_BR |
dc.subject | Chave: Educação Inclusiva. Formação Continuada. Ensino Fundamental – Anos Iniciais | pt_BR |
dc.title | FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |