Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPAES, FERNANDA
dc.date.accessioned2021-08-20T14:30:47Z
dc.date.available2021-08-20T14:30:47Z
dc.date.issued2020-11-16
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/682
dc.description.abstractA intervenção psicomotora não é sujeita a um único modelo, existindo métodos e modelos metodológicos diversos, a fim de desenvolver ou substituir as habilidades individuais por meio de uma abordagem corporal. No ambiente educacional, o desenvolvimento psicomotor significa estimular o processo evolutivo normal do indivíduo desde os primeiros anos de vida. A questão-problema que se pretendeu responder é: Como as cantigas de roda podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental? A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os professores de educação física da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental do município de Presidente Kennedy-ES utilizam as cantigas de roda para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Foi aplicado um questionário voltado aos professores de Educação Física da Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, realizado através do Google forms, um formulário disponibilizado no Google docs, que recolhe e organiza informações de forma gratuita e oferece planilhas (Google Sheets) e gráficos. Observou-se que as cantigas de roda são utilizadas por quase todos os docentes, entretanto, apesar dos profissionais entenderem a importância de trabalhar a psicomotricidade, o trabalho é feito de forma global, sem uma maior especificidade, sendo necessário que tenham objetivos mais focados, de acordo com a série e com o perfil da turma. Todos os professores desenvolvem atividades psicomotoras e todas elas têm um elemento em comum: o brincar como método de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPsicomotricidade, Cantigas de roda, Educação Física. Educação Infantil. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples