DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA NO QUE TANGE A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
Resumo
Esta pesquisa tem como referência as comunidades quilombolas de Presidente
Kennedy e busca responder se as experiências que os alunos das escolas
quilombolas vivenciaram lhes possibilitam ter noção de pertencimento a uma
comunidade remanescente. O objetivo deste trabalho é compreender como os
professores de escolas das comunidades quilombolas de Presidente Kennedy
trabalham os conteúdos escolares considerando o meio em que o educando está
inserido e ainda compreender como os professores trabalham os conteúdos da
disciplina História em busca da valorização da história local. A pesquisa tem
natureza qualitativa, cujo instrumento é a entrevista semiestruturada, tendo por
universo alunos e professores das escolas das comunidades quilombolas de
Presidente Kennedy. Diante do resultado, observou-se que os professores, ao
serem convocados, não sabiam que as escolas ficavam em comunidades
quilombolas, os quais geralmente só fazem referência ao negro quilombola em
novembro. Assim, do ponto de vista dos alunos, o ensino da história local precisa ser
intensificado, sobretudo no que concerne às comunidades quilombolas.