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dc.contributor.authorSILVA, VANIA
dc.date.accessioned2021-08-20T13:37:20Z
dc.date.available2021-08-20T13:37:20Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/675
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como referência as comunidades quilombolas de Presidente Kennedy e busca responder se as experiências que os alunos das escolas quilombolas vivenciaram lhes possibilitam ter noção de pertencimento a uma comunidade remanescente. O objetivo deste trabalho é compreender como os professores de escolas das comunidades quilombolas de Presidente Kennedy trabalham os conteúdos escolares considerando o meio em que o educando está inserido e ainda compreender como os professores trabalham os conteúdos da disciplina História em busca da valorização da história local. A pesquisa tem natureza qualitativa, cujo instrumento é a entrevista semiestruturada, tendo por universo alunos e professores das escolas das comunidades quilombolas de Presidente Kennedy. Diante do resultado, observou-se que os professores, ao serem convocados, não sabiam que as escolas ficavam em comunidades quilombolas, os quais geralmente só fazem referência ao negro quilombola em novembro. Assim, do ponto de vista dos alunos, o ensino da história local precisa ser intensificado, sobretudo no que concerne às comunidades quilombolas.pt_BR
dc.subjectComunidade quilombola. Educação. Presidente Kennedypt_BR
dc.titleDIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA NO QUE TANGE A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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