• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA NO QUE TANGE A IDENTIDADE QUILOMBOLA EM PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (949.6Kb)
Date
2020-03-27
Author
SILVA, VANIA
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa tem como referência as comunidades quilombolas de Presidente Kennedy e busca responder se as experiências que os alunos das escolas quilombolas vivenciaram lhes possibilitam ter noção de pertencimento a uma comunidade remanescente. O objetivo deste trabalho é compreender como os professores de escolas das comunidades quilombolas de Presidente Kennedy trabalham os conteúdos escolares considerando o meio em que o educando está inserido e ainda compreender como os professores trabalham os conteúdos da disciplina História em busca da valorização da história local. A pesquisa tem natureza qualitativa, cujo instrumento é a entrevista semiestruturada, tendo por universo alunos e professores das escolas das comunidades quilombolas de Presidente Kennedy. Diante do resultado, observou-se que os professores, ao serem convocados, não sabiam que as escolas ficavam em comunidades quilombolas, os quais geralmente só fazem referência ao negro quilombola em novembro. Assim, do ponto de vista dos alunos, o ensino da história local precisa ser intensificado, sobretudo no que concerne às comunidades quilombolas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/675
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback