Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFARDIM, SIMONE
dc.date.accessioned2021-08-19T20:47:17Z
dc.date.available2021-08-19T20:47:17Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/667
dc.description.abstractFARDIM, Simone Vieira Sant’Anna. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: uma proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 120 folhas. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2020. Este estudo analisa as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais, como proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na educação de jovens e adultos, numa perspectiva de uma pedagogia libertadora de Paulo Freire. Emancipar os alunos mediante práticas pedagógicas baseadas em temas geradores (neste estudo, foram designados temas transversais) tem sido um trabalho que requer postura política por parte dos docentes, e merecem destaque as dificuldades enfrentadas por esses profissionais. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Procedeu-se a intervenções partindo de três temas transversais e posterior exploração das práticas dos professores, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação e grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da EJA ensino médio e professores de uma escola estadual localizada no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo. As opiniões dos sujeitos pesquisados permitiram inferir que o trabalho com temas transversais contribui para a emancipação dos sujeitos da pesquisa.pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas. Temas transversais. Emancipação. EJA.pt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.title.alternativePRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples