• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.694Mb)
Data
2020-03-27
Autor
FARDIM, SIMONE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
FARDIM, Simone Vieira Sant’Anna. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: uma proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 120 folhas. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2020. Este estudo analisa as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais, como proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na educação de jovens e adultos, numa perspectiva de uma pedagogia libertadora de Paulo Freire. Emancipar os alunos mediante práticas pedagógicas baseadas em temas geradores (neste estudo, foram designados temas transversais) tem sido um trabalho que requer postura política por parte dos docentes, e merecem destaque as dificuldades enfrentadas por esses profissionais. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Procedeu-se a intervenções partindo de três temas transversais e posterior exploração das práticas dos professores, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, observação e grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da EJA ensino médio e professores de uma escola estadual localizada no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo. As opiniões dos sujeitos pesquisados permitiram inferir que o trabalho com temas transversais contribui para a emancipação dos sujeitos da pesquisa.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/667
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião