PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumen
FARDIM, Simone Vieira Sant’Anna. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM
TEMAS TRANSVERSAIS: uma proposta para a emancipação dos alunos do ensino
médio na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 120 folhas. Dissertação (Mestrado) –
Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2020.
Este estudo analisa as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais, como
proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na educação de jovens e
adultos, numa perspectiva de uma pedagogia libertadora de Paulo Freire. Emancipar
os alunos mediante práticas pedagógicas baseadas em temas geradores (neste
estudo, foram designados temas transversais) tem sido um trabalho que requer
postura política por parte dos docentes, e merecem destaque as dificuldades
enfrentadas por esses profissionais. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa,
exploratória e descritiva. Procedeu-se a intervenções partindo de três temas
transversais e posterior exploração das práticas dos professores, por meio de
questionários, entrevistas semiestruturadas, observação e grupo focal. Os sujeitos da
pesquisa foram alunos da EJA ensino médio e professores de uma escola estadual
localizada no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo. As
opiniões dos sujeitos pesquisados permitiram inferir que o trabalho com temas
transversais contribui para a emancipação dos sujeitos da pesquisa.