• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

SISTEMATIZAÇÃO DO ESPORTE COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ESPÍRITO SANTO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.344Mb)
Fecha
2020-02-21
Autor
SPINOLA, MAURICIO
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação corresponde a uma pesquisa relacionada ao processo de sistematização do esporte como conteúdo de ensino da Educação Física, vincula-se ao Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré. Dessa forma, a presente dissertação tem como finalidade compreender como os professores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES atuam nos processos de seleção e sistematização dos esportes, ao longo dos anos da escolarização. O estudo teve como objetivos específicos: a) entender os critérios utilizados pelos docentes para selecionar os conteúdos de ensino; b) investigar os processos com os quais os professores organizam os esportes nos diferentes anos da Educação Básica; c) discutir sobre os procedimentos metodológicos assumidos por eles; e d) elaborar, como produto, uma sistematização para o ensino do futebol, considerando princípios didáticos verticais e horizontais, sob uma perspectiva da integração curricular. Esta pesquisa se caracteriza por ser de natureza quali-quantitativa, pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa, utilizamos como instrumento um questionário de desdobramento do estudo de Matos (2013) que analisou o processo de seleção e sistematização dos conteúdos de ensino da Educação Física no Estado do Espirito Santo. O questionário original foi composto por 43 perguntas, 31 fechadas e 12 semiabertas. Para a análise dos dados desta Dissertação, utilizamos três questões fechadas e quatro semiabertas. Elaboramos ainda uma questão relacionada com os procedimentos metodológicos trabalhados pelos professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores da rede Municipal e Estadual de ensino de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Analisando os gráficos é notório que os professores ensinam com maior frequência o handebol, basquetebol, futsal e o voleibol. Assim, inferimos sobre a relevância de uma disposição pedagógica que não apenas diversifique, mas, traga complexidade aos conteúdos por meio da experimentação corporal e que, a partir dela, a compreensão dos alunos sobre diferentes elementos que compõem um conteúdo seja ampliada.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/659
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias