SISTEMATIZAÇÃO DO ESPORTE COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ESPÍRITO SANTO
Abstract
Esta dissertação corresponde a uma pesquisa relacionada ao processo de
sistematização do esporte como conteúdo de ensino da Educação Física, vincula-se
ao Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do
Cricaré. Dessa forma, a presente dissertação tem como finalidade compreender como
os professores do Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES atuam nos processos de
seleção e sistematização dos esportes, ao longo dos anos da escolarização. O estudo
teve como objetivos específicos: a) entender os critérios utilizados pelos docentes
para selecionar os conteúdos de ensino; b) investigar os processos com os quais os
professores organizam os esportes nos diferentes anos da Educação Básica; c)
discutir sobre os procedimentos metodológicos assumidos por eles; e d) elaborar,
como produto, uma sistematização para o ensino do futebol, considerando princípios
didáticos verticais e horizontais, sob uma perspectiva da integração curricular. Esta
pesquisa se caracteriza por ser de natureza quali-quantitativa, pesquisa de campo.
Para a realização da pesquisa, utilizamos como instrumento um questionário de
desdobramento do estudo de Matos (2013) que analisou o processo de seleção e
sistematização dos conteúdos de ensino da Educação Física no Estado do Espirito
Santo. O questionário original foi composto por 43 perguntas, 31 fechadas e 12
semiabertas. Para a análise dos dados desta Dissertação, utilizamos três questões
fechadas e quatro semiabertas. Elaboramos ainda uma questão relacionada com os
procedimentos metodológicos trabalhados pelos professores. Os sujeitos da pesquisa
foram professores da rede Municipal e Estadual de ensino de Cachoeiro de
Itapemirim/ES. Analisando os gráficos é notório que os professores ensinam com
maior frequência o handebol, basquetebol, futsal e o voleibol. Assim, inferimos sobre
a relevância de uma disposição pedagógica que não apenas diversifique, mas, traga
complexidade aos conteúdos por meio da experimentação corporal e que, a partir
dela, a compreensão dos alunos sobre diferentes elementos que compõem um
conteúdo seja ampliada.