AVALIAÇÃO POR INICIATIVA PRÓPRIA NAS TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)
Abstract
Neste estudo sobre as avaliações externas, a também chamada de avaliação em larga
escala, é caracterizada pela função de aferir como está o desenvolvimento do aluno
na vida acadêmica. Vale ressaltar que esse tipo de avaliação não mede só o
desenvolvimento do aluno como também funciona como um direcionamento das
políticas públicas que atendem a sociedade. Propôs-se como objetivo desta
dissertação pesquisar como têm sido utilizados os resultados das avaliações ‘por
iniciativa própria” nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental no município de
Presidente Kennedy (ES). Para o delineamento dessa investigação, foi realizado um
estudo de caso com abordagem qualitativa, apoiada na obtenção de dados por meio
de pesquisas bibliográficas e também de entrevistas semiestruturadas. O campo de
coleta abrange três escolas polos da rede pública do município do Sul do estado do
Espírito Santo e como sujeitos, os professores das turmas de 3º ano do Ensino
Fundamental, pedagogos e o coordenador do Projeto Kennedy Educa Mais,
responsável pela equipe que elabora a “avaliação por iniciativa própria”. A análise feita
por meio das entrevistas com esses sujeitos, permitiu estabelecer considerações
sobre como os professores trabalhavam com os resultados da avaliação mencionada.
Assim, estabelecer estratégias de como trabalhar com esses resultados é essencial
para o processo de ensino e aprendizagem, haja vista que esse processo é de suma
importância na formação do sujeito, tanto para a vida profissional quanto para a
personalidade desse indivíduo.