Show simple item record

dc.contributor.authorCORDEIRO, LÍDIA
dc.date.accessioned2021-08-19T14:04:11Z
dc.date.available2021-08-19T14:04:11Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/648
dc.description.abstractNeste estudo sobre as avaliações externas, a também chamada de avaliação em larga escala, é caracterizada pela função de aferir como está o desenvolvimento do aluno na vida acadêmica. Vale ressaltar que esse tipo de avaliação não mede só o desenvolvimento do aluno como também funciona como um direcionamento das políticas públicas que atendem a sociedade. Propôs-se como objetivo desta dissertação pesquisar como têm sido utilizados os resultados das avaliações ‘por iniciativa própria” nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy (ES). Para o delineamento dessa investigação, foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, apoiada na obtenção de dados por meio de pesquisas bibliográficas e também de entrevistas semiestruturadas. O campo de coleta abrange três escolas polos da rede pública do município do Sul do estado do Espírito Santo e como sujeitos, os professores das turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, pedagogos e o coordenador do Projeto Kennedy Educa Mais, responsável pela equipe que elabora a “avaliação por iniciativa própria”. A análise feita por meio das entrevistas com esses sujeitos, permitiu estabelecer considerações sobre como os professores trabalhavam com os resultados da avaliação mencionada. Assim, estabelecer estratégias de como trabalhar com esses resultados é essencial para o processo de ensino e aprendizagem, haja vista que esse processo é de suma importância na formação do sujeito, tanto para a vida profissional quanto para a personalidade desse indivíduo.pt_BR
dc.subjectEducação. Avaliação. Resultados. Estratégias.pt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO POR INICIATIVA PRÓPRIA NAS TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record