A GUARDA COMPARTILHADA E SEUS BENEFICIOS PARA A FORMAÇÃO SOCIAL CRIANÇA
Abstract
O presente trabalho de conclusão de curso faz uma reflexão acerca da problemática
da guarda compartilhada e seus reflexos na formação integral da criança, que levará
resultados para a vida adulta e certamente, gerará produções na sociedade. É
evidente que ao ocorrer à ruptura na relação conjugal, especialmente quando existem
filhos desta relação, as crianças são os entes que mais sofrem, uma vez que têm que
aprender a conviver sem a presença de um dos pais e todo o novo cenário que se
apresenta novos hábitos, por vezes nova moradia, os possíveis novos
relacionamentos dos pais, entre outros fatores. Essa mudança na configuração
familiar traz consequências à criança de forma que pode afetar seu desenvolvimento
e sua identidade ao longo da formação de sua personalidade. Desta forma, o objetivo
desta pesquisa está em identificar os impactos da guarda compartilhada na educação
e formação social do indivíduo, reconhecendo pontos negativos e positivos deste
processo, com o compromisso social de facilitar o estudo desse fenômeno. Trata-se
de um estudo de cunho bibliográfico onde recorreu-se a leituras diversas em autores
como Ramires (2004), Souza (2000), entre outros para compor seu embasamento
teórico. Os resultados da pesquisa levaram à percepção de que quando ambos os
genitores participam da educação dos filhos, igualmente, o desenvolvimento social
desta criança tende a ser o mais saudável possível e ela pode atravessar a fase de
separação dos pais sem grandes dificuldades que possa repercutir em sua vida
adulta.
Collections
- Direito [448]