BUSINESS INTELLIGENCE: UM ESTUDO DE SUA APLICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Abstract
O termo Business Intelligence surgiu nos anos 80 pelo Gartner Group, foi
desenvolvido para acelerar o processo de análise de dados organizacionais alocados
na ferramenta Data Warehouse sendo a mesma utilizada para armazenar dados
referentes à empresa. Atualmente, na era do mercado estratégico, são desenvolvidas
várias ferramentas de análise de dados a fim de gerar relatórios completos utilizados
na tomada de decisões, provocando insegurança na escolha da aplicação que melhor
se adéque aos padrões e objetivos da empresa. As vantagens da aplicabilidade da
técnica de BI em organizações têm se destacado no mercado devido aos resultados
que carregam. Esta observação vem chamando atenção pela facilidade tecnológica
aplicada. Os setores de gestão têm adotado a inovação visando facilitar o acesso ao
resultado final de uma análise detalhada no banco de dados e a verificação das
tendências do mercado, a técnica pode ser utilizada no cotidiano da entidade como
software de apoio a tomada de decisões. Neste contexto, buscou-se conhecer as
vantagens da implementação do BI em micro e pequenas empresas, uma vez que, as
mesmas apresentam dificuldades no processamento de dados.