• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Thumbnail
Ver/
AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA.pdf (1.309Mb)
Fecha
2018-12-01
Autor
Dos Santos, Juliana Elpídio
De Jesus, Naiane Gonçalves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente trabalho objetivou apresentar uma prática pedagógica para a Educação Infantil, tendo as brincadeiras como centro da atuação pedagógica, possibilitando a entre as diferentes áreas do conhecimento, através da aplicação de aulas de Educação Física em uma turma de crianças de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na CEMEI Joana D’Arc, localizada no distrito de Sayonara, pertencente ao Município de Conceição da Barra/ES. Foram trabalhadas aulas com diversos temas voltados ao resgate das brincadeiras populares na prática pedagógica, bem como a escuta da percepção dos pais quanto ao aprendizado das crianças. Foi possível observar a evolução das crianças com relação à prática das brincadeiras, bem como a interação com outras crianças e com a professora e os pesquisadores. Os resultados evidenciaram a possibilidade de integração das práticas pedagógicas na educação infantil, entre os eixos de aprendizagem e a Educação Física. Entretanto, também evidenciou uma fragilidade na participação dos pais no dia a dia escolar das crianças, bem como no desenvolvimento de brincadeiras na sua realidade diária, importante para que a criança adquira experiências socioculturais que contribuirão para seu aprendizado na escola. Assim, considera-se que essa pesquisa pode servir como base para novas práticas de integração curricular a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil, a partir da valorização da brincadeira e das interações nas aulas e com significação para a criança do que é ensinado e aprendido.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/238
Colecciones
  • Educação Física [40]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias