AS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Date
2018-12-01Author
Dos Santos, Juliana Elpídio
De Jesus, Naiane Gonçalves
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho objetivou apresentar uma prática pedagógica para a Educação
Infantil, tendo as brincadeiras como centro da atuação pedagógica, possibilitando a
entre as diferentes áreas do conhecimento, através da aplicação de aulas de
Educação Física em uma turma de crianças de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na
CEMEI Joana D’Arc, localizada no distrito de Sayonara, pertencente ao Município de
Conceição da Barra/ES. Foram trabalhadas aulas com diversos temas voltados ao
resgate das brincadeiras populares na prática pedagógica, bem como a escuta da
percepção dos pais quanto ao aprendizado das crianças. Foi possível observar a
evolução das crianças com relação à prática das brincadeiras, bem como a interação
com outras crianças e com a professora e os pesquisadores. Os resultados
evidenciaram a possibilidade de integração das práticas pedagógicas na educação
infantil, entre os eixos de aprendizagem e a Educação Física. Entretanto, também
evidenciou uma fragilidade na participação dos pais no dia a dia escolar das crianças,
bem como no desenvolvimento de brincadeiras na sua realidade diária, importante
para que a criança adquira experiências socioculturais que contribuirão para seu
aprendizado na escola. Assim, considera-se que essa pesquisa pode servir como
base para novas práticas de integração curricular a serem desenvolvidas nas escolas
de Educação Infantil, a partir da valorização da brincadeira e das interações nas aulas
e com significação para a criança do que é ensinado e aprendido.
Collections
- Educação Física [40]