Show simple item record

dc.contributor.authorDos Santos, Juliana Elpídio
dc.contributor.authorDe Jesus, Naiane Gonçalves
dc.date.accessioned2021-06-07T21:19:42Z
dc.date.available2021-06-07T21:19:42Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/238
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou apresentar uma prática pedagógica para a Educação Infantil, tendo as brincadeiras como centro da atuação pedagógica, possibilitando a entre as diferentes áreas do conhecimento, através da aplicação de aulas de Educação Física em uma turma de crianças de 2 a 3 anos de idade, matriculadas na CEMEI Joana D’Arc, localizada no distrito de Sayonara, pertencente ao Município de Conceição da Barra/ES. Foram trabalhadas aulas com diversos temas voltados ao resgate das brincadeiras populares na prática pedagógica, bem como a escuta da percepção dos pais quanto ao aprendizado das crianças. Foi possível observar a evolução das crianças com relação à prática das brincadeiras, bem como a interação com outras crianças e com a professora e os pesquisadores. Os resultados evidenciaram a possibilidade de integração das práticas pedagógicas na educação infantil, entre os eixos de aprendizagem e a Educação Física. Entretanto, também evidenciou uma fragilidade na participação dos pais no dia a dia escolar das crianças, bem como no desenvolvimento de brincadeiras na sua realidade diária, importante para que a criança adquira experiências socioculturais que contribuirão para seu aprendizado na escola. Assim, considera-se que essa pesquisa pode servir como base para novas práticas de integração curricular a serem desenvolvidas nas escolas de Educação Infantil, a partir da valorização da brincadeira e das interações nas aulas e com significação para a criança do que é ensinado e aprendido.pt_BR
dc.subjectBrincadeiras populares; Aprendizagem; Ludicidade.pt_BR
dc.titleAS BRINCADEIRAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULARpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record