JUDÔ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Date
2018-12-01Author
De Mattos, Eduardo Leiria
Dos Santos, Henderson Lima
Noia, Italla Neves
Metadata
Show full item recordAbstract
As Lutas como um dos conteúdos da Educação Física, deve estar presente nas
escolas no processo educativo para o desenvolvimento integral do indivíduo. O Judô
por sua vez, como uma temática a ser abordada nas aulas de Educação Física
proporciona inúmeros benéficos para o desenvolvimento das crianças, tanto físico
como mental. Deste modo, esta pesquisa intitulada como Judô: desafios e
possibilidades na Educação Física escolar pretende, através de uma intervenção
propor uma sequência didática e pedagógica para o ensino do Judô nas aulas de
Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal alcance, fez-se
necessário primeiramente uma pesquisa bibliográfica e o uso de alguns recursos
como a observação e um diário de campo para o enriquecimento desta pesquisa.
Com base no referencial teórico, nas observações e no diário de campo elaborado
durante esta pesquisa, construímos uma narrativa para relatar nossas experiências e
estratégias utilizadas para a efetivação do ensino do Judô nas aulas de Educação
Física Escolar. Este estudo mostrou que apesar dos conteúdos de Lutas fazerem
parte dos PCNs e ser um importante conteúdo que deve ser trabalhado nas aulas de
Educação Física devido aos seus benefícios e valores que contribuem para o
desenvolvimento integral do indivíduo, percebemos ao lermos artigos e livros, que
muitos professores ainda apresentam grande resistência ao trabalharem com essa
prática. E por meio de uma transformação didática pedagógica notou-se que é
possível trabalhar o conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar sem
precisar ser especialista em Lutas ou ter materiais específicos, fazendo assim que
os alunos tenha uma vivencia do referido conteúdo.
Collections
- Educação Física [40]