dc.description.abstract | As Lutas como um dos conteúdos da Educação Física, deve estar presente nas
escolas no processo educativo para o desenvolvimento integral do indivíduo. O Judô
por sua vez, como uma temática a ser abordada nas aulas de Educação Física
proporciona inúmeros benéficos para o desenvolvimento das crianças, tanto físico
como mental. Deste modo, esta pesquisa intitulada como Judô: desafios e
possibilidades na Educação Física escolar pretende, através de uma intervenção
propor uma sequência didática e pedagógica para o ensino do Judô nas aulas de
Educação Física, nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal alcance, fez-se
necessário primeiramente uma pesquisa bibliográfica e o uso de alguns recursos
como a observação e um diário de campo para o enriquecimento desta pesquisa.
Com base no referencial teórico, nas observações e no diário de campo elaborado
durante esta pesquisa, construímos uma narrativa para relatar nossas experiências e
estratégias utilizadas para a efetivação do ensino do Judô nas aulas de Educação
Física Escolar. Este estudo mostrou que apesar dos conteúdos de Lutas fazerem
parte dos PCNs e ser um importante conteúdo que deve ser trabalhado nas aulas de
Educação Física devido aos seus benefícios e valores que contribuem para o
desenvolvimento integral do indivíduo, percebemos ao lermos artigos e livros, que
muitos professores ainda apresentam grande resistência ao trabalharem com essa
prática. E por meio de uma transformação didática pedagógica notou-se que é
possível trabalhar o conteúdo de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar sem
precisar ser especialista em Lutas ou ter materiais específicos, fazendo assim que
os alunos tenha uma vivencia do referido conteúdo. | pt_BR |