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dc.contributor.authorDe Souza, Edicleia Santos
dc.contributor.authorAguiar, Maiza Assis
dc.date.accessioned2021-06-02T17:29:05Z
dc.date.available2021-06-02T17:29:05Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/187
dc.description.abstractOs desafios de uma gestão são encontrados em todas as empresas, independente do ramo de atividade e do setor o qual está inserida. Entretanto, ao tratar-se da administração pública, é possível observar excesso de dificuldades quanto ao termo administrar. Um ponto de destaques a chamar maior atenção são as gestões realizadas nas escolas públicas, onde em sua maioria estão sob a responsabilidade de um pedagogo com uma possível especialização em gestão. Baseado nisso, o proposto que se apresenta no referente trabalho, trata-se do estudo da gestão de escolas públicas municipais da cidade de São Mateus, com a busca pela identificação dos pontos críticos administrativos, detectados sob o olhar dos diretores escolares, as possíveis causas de suas problemáticas e também soluções cabíveis. Com base nos dados levantados junto à secretária de educação do município, foi possível quantificar as escolas municipais urbanas e retirar uma amostra de toda a população, considerando margens de erros aceitáveis. A pesquisa fora realizada através de uma entrevista pessoal, com preenchimento de um questionário qualitativo e observação por partes das pesquisadoras aos mínimos detalhes expressados e pronunciados ao longo da conversa. Após a análise dos dados, evidências transpareceram e comprovaram que parte das dificuldades apresentadas pelos diretores das escolas públicas estão relacionadas ao despreparo profissional, ao qual de fato o cargo exige. Apresenta destaque também para a negligência dos órgãos competentes quanto à importância de um profissional na área de administração junto à gestão escolar pública. O trabalho apontou para as seguintes conclusões: Ausência de planejamento financeiro por parte dos diretores, falta de conhecimentos administrativos para o cargo de diretor escolar e pouca iniciativa para as tomadas de decisões quando necessárias.pt_BR
dc.subjectGestão pública; Gestão escolar; Desafiospt_BR
dc.titleDIFICULDADES DE GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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