DIFICULDADES DE GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Os desafios de uma gestão são encontrados em todas as empresas, independente
do ramo de atividade e do setor o qual está inserida. Entretanto, ao tratar-se da
administração pública, é possível observar excesso de dificuldades quanto ao termo
administrar. Um ponto de destaques a chamar maior atenção são as gestões
realizadas nas escolas públicas, onde em sua maioria estão sob a responsabilidade
de um pedagogo com uma possível especialização em gestão. Baseado nisso, o
proposto que se apresenta no referente trabalho, trata-se do estudo da gestão de
escolas públicas municipais da cidade de São Mateus, com a busca pela
identificação dos pontos críticos administrativos, detectados sob o olhar dos
diretores escolares, as possíveis causas de suas problemáticas e também soluções
cabíveis. Com base nos dados levantados junto à secretária de educação do
município, foi possível quantificar as escolas municipais urbanas e retirar uma
amostra de toda a população, considerando margens de erros aceitáveis. A
pesquisa fora realizada através de uma entrevista pessoal, com preenchimento de
um questionário qualitativo e observação por partes das pesquisadoras aos mínimos
detalhes expressados e pronunciados ao longo da conversa. Após a análise dos
dados, evidências transpareceram e comprovaram que parte das dificuldades
apresentadas pelos diretores das escolas públicas estão relacionadas ao
despreparo profissional, ao qual de fato o cargo exige. Apresenta destaque também
para a negligência dos órgãos competentes quanto à importância de um profissional
na área de administração junto à gestão escolar pública. O trabalho apontou para as
seguintes conclusões: Ausência de planejamento financeiro por parte dos diretores,
falta de conhecimentos administrativos para o cargo de diretor escolar e pouca
iniciativa para as tomadas de decisões quando necessárias.
Collections
- Direito [448]