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DIFICULDADES DE GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

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Ver/
2018_DIFICULDADES DE GESTÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL.pdf (1.388Mb)
Fecha
2018-12-01
Autor
De Souza, Edicleia Santos
Aguiar, Maiza Assis
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Os desafios de uma gestão são encontrados em todas as empresas, independente do ramo de atividade e do setor o qual está inserida. Entretanto, ao tratar-se da administração pública, é possível observar excesso de dificuldades quanto ao termo administrar. Um ponto de destaques a chamar maior atenção são as gestões realizadas nas escolas públicas, onde em sua maioria estão sob a responsabilidade de um pedagogo com uma possível especialização em gestão. Baseado nisso, o proposto que se apresenta no referente trabalho, trata-se do estudo da gestão de escolas públicas municipais da cidade de São Mateus, com a busca pela identificação dos pontos críticos administrativos, detectados sob o olhar dos diretores escolares, as possíveis causas de suas problemáticas e também soluções cabíveis. Com base nos dados levantados junto à secretária de educação do município, foi possível quantificar as escolas municipais urbanas e retirar uma amostra de toda a população, considerando margens de erros aceitáveis. A pesquisa fora realizada através de uma entrevista pessoal, com preenchimento de um questionário qualitativo e observação por partes das pesquisadoras aos mínimos detalhes expressados e pronunciados ao longo da conversa. Após a análise dos dados, evidências transpareceram e comprovaram que parte das dificuldades apresentadas pelos diretores das escolas públicas estão relacionadas ao despreparo profissional, ao qual de fato o cargo exige. Apresenta destaque também para a negligência dos órgãos competentes quanto à importância de um profissional na área de administração junto à gestão escolar pública. O trabalho apontou para as seguintes conclusões: Ausência de planejamento financeiro por parte dos diretores, falta de conhecimentos administrativos para o cargo de diretor escolar e pouca iniciativa para as tomadas de decisões quando necessárias.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/187
Colecciones
  • Direito [448]

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