PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR DE SUCESSO NO E-COMMERCE BRASILEIRO
Date
2013-12-01Author
De Jesus, Aldair Pires
Santos, André Dos Anjos
Silva, Laylla De Souza
Metadata
Show full item recordAbstract
Em meio às constantes evoluções tecnológicas e popularização da internet no
Brasil, o e-commerce (comércio eletrônico) vêm crescendo a longos passos em todo
o território nacional, evidenciando uma série de oportunidades para potenciais
investidores neste mercado. Em contra partida, pela facilidade e agilidade de
implantação, o comércio digital vem se tornando cada vez mais competitivo e os
clientes cada vez mais exigentes e seletos, evidenciando a necessidade de um
planejamento mais eficiente, objetivando uma melhor estruturação, conhecimento do
mercado, desenvolvimento de diferenciais competitivos, captação, retenção e
fidelização de clientes. Diante desta necessidade, o presente trabalho de conclusão
de curso, objetiva destacar o planejamento estratégico como uma ferramenta
essencial na busca pelo sucesso no comércio eletrônico brasileiro e evidenciar sua
conformidade com o e-commerce na busca pelo sucesso; para isso, destaca-se
conhecimentos empírico-teóricos e pesquisas hipotético-dedutivas. De forma geral, o
planejamento contempla os processos iniciais na estruturação da missão, visão e
valores da organização, até as análises de mercado e estruturação de estratégias e
controles, apresentando-se de forma primordial nos processos do e-commerce,
contudo, é de notório destaque as particularidades e complexidades inerentes ao
comércio eletrônico, que impactam diretamente na aplicação das estratégias de
mercado e no plano de ação utilizado, por fim, deixando evidente a necessidade de
outras ferramentas e metodologias de cunho mais flexíveis como aporte ao
planejamento estratégico na busca pelo sucesso no e-commerce brasileiro.
Collections
- Direito [448]