O CUIDAR E EDUCAR NA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
OLIVEIRA, Beatriz Tinoco. O cuidar e educar na percepção dos educadores da educação Infantil. Relatório de Qualificação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
Este estudo tem por objetivo compreender a percepção dos educadores que atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Presidente Kennedy-ES sobre o cuidar e educar na Educação Infantil. A integração do cuidar e educar se constituem um desafio nas práticas cotidianas, pois sua dicotomização ainda é uma prática recorrente nas instituições de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto aos professores regentes e auxiliares de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Presidente Kennedy-ES. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, composta por 14 questões abertas e fechadas que, em um primeiro momento, se dedicou a traçar o perfil socioprofissional da amostra e, posteriormente, as percepções sobre o cuidar e educar em sua prática profissional. Também foram feitas observações não participantes nos espaços físicos e nas rotinas da creche. Para a análise qualitativa dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os referidos profissionais ainda não possuem uma visão clara e reconhecimento da estreita relação que existe entre cuidar e educar, aspectos que, em seu conjunto, favorecem a promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Em relação às práticas desenvolvidas, grande parte das educadoras considera que a função docente se sobrepõe, em importância, à dos auxiliares, pois são as responsáveis pelo planejamento das atividades, cabendo aos auxiliares a tarefa de prestar assistência. Nesse sentido, torna-se necessário uma ressignificação do trabalho dessas profissionais, para que possam compreender a importância do cuidado como forma de oferecer oportunidades de desenvolvimento e não apenas como proteção, entendendo que o cuidar está intimamente ligado à tarefa de ensinar. Como produto educacional deste trabalho, foi elaborado um caderno pedagógico, com o intuito de colaborar com os educadores da Educação Infantil, sobre a integração do cuidar e educar em suas práticas cotidianas.