• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O CUIDAR E EDUCAR NA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
Ver/
BEATRIZ TINOCO DE OLIVEIRA.pdf (6.606Mb)
Fecha
2023-06-28
Autor
OLIVEIRA, Beatriz Tinoco de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
OLIVEIRA, Beatriz Tinoco. O cuidar e educar na percepção dos educadores da educação Infantil. Relatório de Qualificação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2023. Este estudo tem por objetivo compreender a percepção dos educadores que atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município de Presidente Kennedy-ES sobre o cuidar e educar na Educação Infantil. A integração do cuidar e educar se constituem um desafio nas práticas cotidianas, pois sua dicotomização ainda é uma prática recorrente nas instituições de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados junto aos professores regentes e auxiliares de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Presidente Kennedy-ES. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento metodológico uma entrevista semiestruturada, composta por 14 questões abertas e fechadas que, em um primeiro momento, se dedicou a traçar o perfil socioprofissional da amostra e, posteriormente, as percepções sobre o cuidar e educar em sua prática profissional. Também foram feitas observações não participantes nos espaços físicos e nas rotinas da creche. Para a análise qualitativa dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os referidos profissionais ainda não possuem uma visão clara e reconhecimento da estreita relação que existe entre cuidar e educar, aspectos que, em seu conjunto, favorecem a promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Em relação às práticas desenvolvidas, grande parte das educadoras considera que a função docente se sobrepõe, em importância, à dos auxiliares, pois são as responsáveis pelo planejamento das atividades, cabendo aos auxiliares a tarefa de prestar assistência. Nesse sentido, torna-se necessário uma ressignificação do trabalho dessas profissionais, para que possam compreender a importância do cuidado como forma de oferecer oportunidades de desenvolvimento e não apenas como proteção, entendendo que o cuidar está intimamente ligado à tarefa de ensinar. Como produto educacional deste trabalho, foi elaborado um caderno pedagógico, com o intuito de colaborar com os educadores da Educação Infantil, sobre a integração do cuidar e educar em suas práticas cotidianas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1732
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias