• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM ORTOGRÁFICA DE ESTUDANTES NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Thumbnail
View/Open
LUIZ GUSTAVO CARDOSO MARTINS.pdf (2.913Mb)
Date
2023-11-17
Author
MARTINS, Luiz Gustavo Cardoso
Metadata
Show full item record
Abstract
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como o uso de jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica de Língua Portuguesa dos estudantes da EJA. Trata-se da temática: Jogos Didáticos na Aprendizagem Ortográfica de Estudantes na Modalidade EJA em uma Escola Municipal de Cariacica/ES. Para alcançar esse objetivo, foi feito a abordagem desse tema, onde a discussão central é saber de que forma os jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica dos alunos da EJA. Para tanto, o estudo fundamenta-se nas ideias de: Piaget (1976); Freire (1987 / 1996); Bardin, (2004); Gomes, (2014); Brasil, BNCC (2017); Kishimoto (2010, 2012, 2017); Kelm e Dias (2017); Monteiro e Mezzaroba (2019); Oliveira (2023, entre outros trabalhos e autores que serviram como base para a pesquisa. A metodologia abordada foi de caráter qualitativa de cunho participante, as análise dos dados foram feitas por meio de questionários, ditados, roda de conversa e aplicação dos jogos. Cita-se, também, a metodologia bibliográfica que serviu de base teórica. Os resultados encontrados na pesquisa foi possível compreender a importância e benefícios dos jogos educacionais no ensino-aprendizagem; conhecer os aspectos sociais dos estudantes da EJA por meio de um questionário social; identificar as dificuldades ortográficas por meio de um ditado aplicação, propôs ao final da pesquisa construir um caderno de jogos educacionais com várias atividades sobre o conteúdo ortográfico, escolhidos após a análise dos questionários feitos pelos estudantes e após a aplicação dos jogos onde os professores e alunos colaboraram com a escolha por meio da participação a ser desenvolvido para auxiliar o professor de Língua Portuguesa a trabalhar de forma dinâmica e prática explorando os jogos e o lúdico no ensino ortográfico em turmas do Ensino Fundamental II, EJA.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1718
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback