• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM ORTOGRÁFICA DE ESTUDANTES NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
LUIZ GUSTAVO CARDOSO MARTINS.pdf (2.913Mb)
Data
2023-11-17
Autor
MARTINS, Luiz Gustavo Cardoso
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como o uso de jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica de Língua Portuguesa dos estudantes da EJA. Trata-se da temática: Jogos Didáticos na Aprendizagem Ortográfica de Estudantes na Modalidade EJA em uma Escola Municipal de Cariacica/ES. Para alcançar esse objetivo, foi feito a abordagem desse tema, onde a discussão central é saber de que forma os jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica dos alunos da EJA. Para tanto, o estudo fundamenta-se nas ideias de: Piaget (1976); Freire (1987 / 1996); Bardin, (2004); Gomes, (2014); Brasil, BNCC (2017); Kishimoto (2010, 2012, 2017); Kelm e Dias (2017); Monteiro e Mezzaroba (2019); Oliveira (2023, entre outros trabalhos e autores que serviram como base para a pesquisa. A metodologia abordada foi de caráter qualitativa de cunho participante, as análise dos dados foram feitas por meio de questionários, ditados, roda de conversa e aplicação dos jogos. Cita-se, também, a metodologia bibliográfica que serviu de base teórica. Os resultados encontrados na pesquisa foi possível compreender a importância e benefícios dos jogos educacionais no ensino-aprendizagem; conhecer os aspectos sociais dos estudantes da EJA por meio de um questionário social; identificar as dificuldades ortográficas por meio de um ditado aplicação, propôs ao final da pesquisa construir um caderno de jogos educacionais com várias atividades sobre o conteúdo ortográfico, escolhidos após a análise dos questionários feitos pelos estudantes e após a aplicação dos jogos onde os professores e alunos colaboraram com a escolha por meio da participação a ser desenvolvido para auxiliar o professor de Língua Portuguesa a trabalhar de forma dinâmica e prática explorando os jogos e o lúdico no ensino ortográfico em turmas do Ensino Fundamental II, EJA.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1718
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião