JOGOS DIDÁTICOS NA APRENDIZAGEM ORTOGRÁFICA DE ESTUDANTES NA MODALIDADE EJA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES
Abstract
Essa pesquisa tem como objetivo compreender como o uso de jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica de Língua Portuguesa dos estudantes da EJA. Trata-se da temática: Jogos Didáticos na Aprendizagem Ortográfica de Estudantes na Modalidade EJA em uma Escola Municipal de Cariacica/ES. Para alcançar esse objetivo, foi feito a abordagem desse tema, onde a discussão central é saber de que forma os jogos didáticos podem contribuir na aprendizagem ortográfica dos alunos da EJA. Para tanto, o estudo fundamenta-se nas ideias de: Piaget (1976); Freire (1987 / 1996); Bardin, (2004); Gomes, (2014); Brasil, BNCC (2017); Kishimoto (2010, 2012, 2017); Kelm e Dias (2017); Monteiro e Mezzaroba (2019); Oliveira (2023, entre outros trabalhos e autores que serviram como base para a pesquisa. A metodologia abordada foi de caráter qualitativa de cunho participante, as análise dos dados foram feitas por meio de questionários, ditados, roda de conversa e aplicação dos jogos. Cita-se, também, a metodologia bibliográfica que serviu de base teórica. Os resultados encontrados na pesquisa foi possível compreender a importância e benefícios dos jogos educacionais no ensino-aprendizagem; conhecer os aspectos sociais dos estudantes da EJA por meio de um questionário social; identificar as dificuldades ortográficas por meio de um ditado aplicação, propôs ao final da pesquisa construir um caderno de jogos educacionais com várias atividades sobre o conteúdo ortográfico, escolhidos após a análise dos questionários feitos pelos estudantes e após a aplicação dos jogos onde os professores e alunos colaboraram com a escolha por meio da participação a ser desenvolvido para auxiliar o professor de Língua Portuguesa a trabalhar de forma dinâmica e prática explorando os jogos e o lúdico no ensino ortográfico em turmas do Ensino Fundamental II, EJA.