AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Date
2021Author
LAGE, Maria Aparecida de Oliveira
BATISTA, Urbano da Silva
CRUZ, Leidiane Chaves da
BAIENSE, Valdeis Correa
TEIXEIRA, Lúbia Mara Carvalho Costa
Metadata
Show full item recordAbstract
RESUMO: O objetivo deste artigo é apontar
como a avaliação diagnóstica pode ser utilizada
como ferramenta de aprendizagem na educação
básica. Este estudo ilustra a área confusa de se
discutir a necessidade de integrar a avaliação
diagnóstica ao ensino e à aprendizagem
para servir como uma medida de controle de
qualidade no sistema educacional, projetando
um sistema que estabelece padrões de melhoria
que permite ações a serem tomadas de acordo
com os indicadores. abaixo das expectativas.
A avaliação diagnóstica funciona como um
diagnóstico é usada para “diagnosticar” o que
um aluno aprendeu e o que não aprendeu,
possibilitando criar métodos e estratégias
para o aprendizado dos alunos. Por fim, é
compreensível que a avaliação diagnóstica seja
um desafio e exija mudanças de paradigma por
parte dos professores. A transformação requer
muita pesquisa, reflexão e ação. Por isso, pedem
ao corpo educacional que busque inovar e mudar
suas atitudes, que estão relacionadas à avaliação
diagnóstica, à educação e à comunidade local
como um todo.
Collections
- Artigos científicos [183]