PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE DIREITO DE NANUQUE-MG ANTE O EXAME DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE
Abstract
MENDES, LARISSA DOLORES FIGUEIREDO. PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE DIREITO DE NANUQUE-MG ANTE O EXAME DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2022.
O Enade objetiva avaliar o conhecimento dos formandos nos cursos de graduação no Brasil, sabendo da importância desse exame, resolvemos aprofundarmos no assunto. Dessa forma, essa Dissertação evidenciará as percepções dos professores do curso de Direito do Centro Universitário de Caratinga - Campus Nanuque-MG sobre o Enade. O Governo Federal possui ações especificas visando a garantia da qualidade do ensino superior, sendo que ao longo dos anos houve um aprimoramento das formas de avaliar em diferentes ângulos do ensino, da instituição e do aprendizado do aluno, de forma que hoje temos instaurado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com essa finalidade de avaliação. O processo avaliativo do Enade ocorre ciclicamente, a cada três anos. Reconhecendo a importância desta avaliação para toda a instituição de ensino superior (IES). Os aspectos relacionados a Taxonomia de Bloom são norteadores para a elaboração da avaliação do Enade e todas as avaliações do sistema INEP.A taxonomia original de Bloom provê seis categorias do domínio cognitivo: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Com o material estudado essa Dissertação visa propor ações de aprimoramento a formação dos bacharéis em direito, além de servir como norte para diversas decisões em melhoria ao processo proposto.